Por que você precisa começar agora uma estratégia de transformação digital? 

Muito se fala e muito se utiliza o termo transformação digital para definir e entregar as mais diferentes implementações e tecnologias visando explorar o ambiente digital e suas oportunidades.  

Antes de tudo, gostaria de pontuar o que acredito ser importante compreender antes de olhar o termo em questão, para só então identificar o quê, o porquê e como cada um dos problemas poderá ser endereçado.  

Pessoalmente entendo a transformação digital como uma nova forma de fazer negócios, a partir do uso mais eficiente e inteligente da informação/dados disponíveis. Da implementação de conceitos de Lean e Agilidade. Da simplificação de processos organizacionais – do ponto de vista do valor percebido pelas partes interessadas (incluindo o usuário final ou cliente). Da velocidade e disponibilidade. E por fim, do uso da tecnologia para responder a todas estas demandas. 

Certamente você já deve ter lido diversos materiais que mencionam BI, IoT, IA, Blockchain para tratar a transformação digital. Realmente, são pontos fortíssimos e tecnologias fantásticas. Mas para quem está começando, talvez o mais importante seja definir a sua estratégia: O que sua empresa pretende alcançar? 

De acordo com Anand Eswaran da Microsoft, uma das razões pelas quais as empresas falham em suas iniciativas é a falta de um planejamento estruturado para seus dados. Quais são os objetivos de seu processamento? Qual é a qualidade e confiabilidade do dado coletado? Como estes dados foram coletados? Qual sua completude? Qual é a inter-relação entre cada dado? Imagino que todas estas perguntas devam ser feitas antes de começar qualquer projeto para garantir que os dados necessários estarão disponíveis e sejam alimentados pelas ferramentas a serem desenvolvidas, e, mais importante, que estejam corretos para auxiliar na tomada de decisão. Dados errados ou incompletos, podem minar a melhor das estratégias. 

Com a estratégia então definida, você pode partir para avaliações mais granulares dos processos existentes e explorar novas linhas de negócio que podem ser criadas com o uso da estrutura disponível e a implantação de uma nova tecnologia.  

John Donahoe da ServiceNow comenta ainda que as novas tecnologias devem ser vistas como oportunidades e também requerimentos para avaliar e endereçar problemas – existentes ou novos. 

Transformação Digital em números: 

De acordo com pesquisas recentes do IDCglobalmente, as empresas terão investido aproximadamente 1,97 trilhões de dólares até 2022 sendo que as 2000 maiores irão, até 2020, investir ao menos 10% de sua receita em iniciativas alinhadas com suas estratégias digitais. Considerando um crescimento ano-a-ano, devemos ter um crescimento próximo a 18% em 2019, comparado com 2018. 

Para você se destacar no mercado (ou minimamente manter-se), você precisará se reinventar. Precisará, pelo menos, independentemente de seu tamanho, aplicar alguns dos conceitos de Transformação Digital. 

Por quê? 

  • Para ganhar velocidade frente a sua concorrência; 
  • Para explorar novas oportunidades de negócio; 
  • Para testar novos conceitos, novas tecnologias e fomentar a inovação; 
  • Para reduzir suas atividades burocráticas e permitir ao(s) seu(s) time(s), dedicar tempo em tarefas que vão efetivamente gerar valor; 
  • Para ganhar inteligência nas suas decisões e decidir com base nos fatos; 
  • Para aumentar a satisfação dos seus clientes, com processos simples e que funcionam! 
  • Para adequar sua cultura empresarial, atrair e reter talentos. 

Se você ainda não está convencido, a SAP realizou a pesquisa Digital Transformation Executive Study onde identifica que 85% das empresas que lideram as iniciativas de transformação digital cresceram seu market share e 80% cresceram sua lucratividade. 

Para 2020 as projeções do IDC informam que pelo menos 55% das organizações vão trabalhar a transformação digital, transformando seus mercados e criando um novo futuro através de novos modelos de negócio, novos produtos e novos serviços através do meio “Digital”. 

Nós podemos escolher hoje em qual lado queremos estar. Dos 85% que crescem seu market share e lucratividade ou apenas buscando se manter viável. Podemos estar em 2020 do lado dos 55% que vão reinventar o mercado, ou dos 45% que estarão correndo atrás e implementando soluções para tentar cobrir o gap. 

Quanto mais você posterga sua decisão, mais em risco seu negócio estará. 

Como? 

É igualmente importante ressaltar que a transformação não se dá rapidamente. Envolve mudanças de cultura e cada organização terá suas peculiaridades e seu roadmap 

Nós da Macher Tecnologia podemos te ajudar a dar os primeiros passos no tema, através do desenvolvimento de soluções customizadas, MVPs, automatizações de processos e também presença digital. 

Converse hoje mesmo conosco e solicite um orçamento sem compromisso. 

Saiba mais sobre coleta de dados: 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está chegando e ela pode ser boa para seu negócio.  

Outras fontes: 

https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS44440318 

https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS45027419 

https://news.microsoft.com/pt-br/vai-comecar-uma-transformacao-digital-saiba-o-que-voce-precisa-para-comecar/ 

https://sloanreview.mit.edu/article/digital-transformation-opens-new-questions-and-new-problems-to-solve/ 

https://www.sap.com/dmc/exp/4-ways-leaders-set-themselves-apart/index.html 

https://enterprisersproject.com/what-is-digital-transformation  

https://www.forbes.com/global2000/ 

Photo by Austin Chan on Unsplash